Primeiro ‘bicicletário’ público de Salvador é instalado, diz Desal

Equipamento foi instalado na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho.
Praça será inaugurada na próxima semana; ‘bicicletário’ já está sendo utilizado.

O primeiro ‘bicicletário’ de Salvador começou a ser instalado nesta quinta-feira (10), na Rua Fonte do Boi, no bairro do Rio Vermelho. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), o equipamento será inaugurado por autoridades da cidade na próxima semana.

Ainda segundo a Desal, a praça onde foi feita a instalação também será reinaugurada. Novos bicicletários devem ser instalados em novos pontos da cidade, como orla e Avenida Vasco da Gama, segundo o órgão. A entidade destacou que o locais que ganharão o equipamento estão sendo escolhidos principalmente por ter ciclovias. A orla de Salvador possui aproximadamente 17km de ciclovia,  já a avenida Vasco da Gama não possui ciclovia e nem ciclofaixa.

Pablo Florentino, morador da rua Fonte do Boi, onde o equipamento está sendo instalado, e organizador do projeto Massa Crítica, em Salvador, comentou sobre a instalação. “Esse é o primeiro avanço, mas precisa se alastrar por vários pontos da cidade, como Campo Grande, Piedade, pontos culturais diversos e o Pelourinho. Acho que o Governo e Prefeitura tinham que se unir para dar o mínimo de infraestrutura para os ciclistas. Locais como Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Feira de São Joaquim, Terminal Marítimo e Estação da Lapa deveriam ter espaços como esse para as pessoas guardarem a bicicleta com segurança”, disse.

Ele comentou ainda, que o termo ‘bicicletário’, está sendo utilizado de forma incorreta. “O que foi instalado é um paraciclo. O bicicletário envolve uma estrutura maior de infraestrutura, com grades, um local coberto, há registro de entrada e saída da bicicleta. Alguns oferecem serviço de ajustes bicicleta também”, comentou.

O arquiteto, professor da escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA e também ciclista, Marcos Rodrigues, explica a diferença entre para-clico e bicicletário. “Basicamente é uma questão de conceito. Popularmente essa estrutura é conhecida como bicicletário. Tecnicamente é um paraciclo, que é só um local para você colocar a bicicleta. É uma estrutura onde não vai ter ninguém olhando, cuidando. Os bicicletários, alguns têm estruturas de estacionamento, área coberta, mais segurança, oferecem conserto. Essa confusão [entre os dois conceitos] existe mesmo. Popularmente todo mundo conhece essa estrutura como bicicletário”, conclui.

Fonte: G1 BA, 11/11/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s