Rio+20: ciclistas cruzam 1,5 mil km para cobrar mudança de hábitos

Os ciclistas Eduardo Shilling, 24 anos, e Vicente Rodrigues de Almeida, 25 anos, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) .... Foto: Angela Chagas/Terra

Duas bicicletas, algumas roupas e muita força de vontade foi o que levou os ciclistas Eduardo Shilling, 24 anos, e Vicente Rodrigues de Almeida, 25 anos, ao Rio de Janeiro para participar da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. Em 15 dias, os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) percorreram cerca de 1,5 mil km desde Florianópolis com um objetivo: alertar as pessoas sobre a necessidade de mudar os hábitos.

Para Shilling, o desenvolvimento sustentável, tão discutido entre os líderes de nações que participam da cúpula da Rio+20, só será alcançado quando houver um engajamento de todas as pessoas. "Defendemos um amplo acesso à informação, de forma organizada, sobre a necessidade de mudar os padrões de consumo", afirmou o estudante neste sábado.

A mudança, segundo ele, começa com hábitos simples, como a utilização da bicicleta. "As pessoas estão começando a perceber que é muito mais negócio andar de bike, porque além de proteger o ambiente tem a questão econômica também. Na nossa viagem vimos que principalmente nas comunidades mais pobres, o uso da bicicleta está mais disseminado".

De acordo com Almeida, essa mudança de hábito vai se tornar efetiva quando houver maior investimento em infraestrutura das estradas. "Quando tem ciclovias, espaços apropriados, as pessoas se sentem seguras e confortáveis para trocar o carro pela bicicleta". Os dois estão acampados na Aldeia Nova Terra, um sítio localizado e Vargem Grande onde há uma grande área de preservação da Mata Atlântica.

Eles devem retornar a Santa Catarina no dia 24, mas já planejam outras viagens de bicicleta. "Devemos ir a Porto Alegre e outras capitais também para alertar sobre essa consciência individual", completa Shilling.

FONTE: http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/rio20/noticias/0,,OI5840301-EI20323,00-Rio+ciclistas+cruzam+mil+km+para+cobrar+mudanca+de+habitos.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s