Cervélo P5: a bicicleta mais rápida do mundo tem aerodinâmica impecável

Um atleta-padrão economizaria cerca de 1 segundo por quilômetro pedalando com a máquina.

(Com vídeo. Clique no link da fonte no final do texto.)

A aerodinâmica é levada muito a sério em veículos motorizados específicos para velocidade, como carros, aviões, motocicletas e outros. Um tratamento adequado da carcaça dessas máquinas pode significar um ganho de velocidade bastante significativo e ainda dar mais estabilidade em momentos críticos. No entanto, você acha que um trabalho meticuloso nesse sentido poderia realmente melhorar o desempenho de uma bicicleta? A Cervélo P5 é a prova que confirma a teoria.

A bicicleta fabricada pela companhia canadense Cervélo Cycles é a obra-prima da empresa, sendo considerada a mais aerodinâmica e, consequentemente, a mais rápida do mundo. Para construir tal projeto, a Cervélo precisou utilizar um software especializado em dinâmica de fluido computacional com definições aeroespaciais, o máximo de precisão que se pode ter hoje.

Com isso, a equipe da empresa pôde realizar inúmeros testes com dezenas de protótipos em um túnel de vento. Assim, analisando cada variação do ar em torno do ciclista e da bicicleta, o pessoal da Cervélo conseguiu neutralizar ao máximo a resistência implicada. O resultado foi a criação de um guidão projetado mais pra frente, um quadro com canos achatados, pneus especiais, rodas estabilizadoras e até um banco que diminui a “vibração” do ciclista.

Cervélo P5: a bicicleta mais rápida do mundo tem aerodinâmica impecávelCabos de freio passam por dentro da estrutura. (Fonte da imagem: Divulgação/Cervélo)

Detalhes contra o vento

O produto é tão detalhado que até a forma como o atleta freia a bicicleta foi pensada, deixando o processo menos danoso ao desempenho. Fora isso, os cabos para os freios foram acoplados dentro da estrutura da bicicleta, percorrendo o interior do quadro sem estarem na parte externa em momento algum.

Os esforços e investimentos da companhia canadense não foram movidos apenas pela vontade de criar uma bicicleta aerodinamicamente incrível. Especula-se que isso tenha acontecido pelo fato de a concorrência ter ofuscado o brilho do modelo anterior ao atual P5.

Cervélo P5: a bicicleta mais rápida do mundo tem aerodinâmica impecávelTodos os detalhes foram calculados. (Fonte da imagem: )

Como resultado final do projeto, a P5 teve um ganho de 75 gramas a menos de arrasto em relação à P4, sua antecessora. Dessa forma, a cada quilômetro, um ciclista pode economizar 1 segundo inteiro se compararmos o produto com os modelos similares, o que pode representar uma vitória bastante folgada em provas longas e muito disputadas.

Fonte: PopScience Brasil, MundoTRI

http://tecmundo.com.br/bicicleta/32213-cervelo-p5-a-bicicleta-mais-rapida-do-mundo-tem-aerodinamica-impecavel.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s