Chinês ganha bicicleta nova graças ao Facebook

Um ciclista chinês ficou sem bicicleta quando terminava, em Portugal, uma viagem de 15 mil quilómetros. A Internet mobilizou-se e agora Eric Feng vai receber uma bicicleta nova e um cabaz de produtos portugueses, em jeito de "pedido de desculpas" nacional.

61414_137978933020034_219132572_n

 

Eric Feng, apaixonado pelas histórias dos navegadores, decidiu abandonar a sua cidade natal na China e rumar a Portugal, de bicicleta. Pelo caminho, para além de homenagear o Infante D. Henrique, aproveitou para "pregar" as maravilhas das energias limpas e da mobilidade. Durante seis meses, Feng percorreu milhares de quilómetros, passando por países como a Rússia, para chegar ao nosso país.

Mas a aventura de 15 mil quilómetros, da China até Portugal, terminou abruptamente quando já estava quase a chegar ao seu destino final. A bicicleta de Eric Feng foi roubada numa noite em Sines, deixando o ciclista sem meios para terminar a sua demanda. Ajudado por um grupo de ciclistas portugueses, Feng conseguiu finalizar a sua viagem, partindo de seguida para a China, já de avião.

No entanto, o episódio não ficou por aqui, tendo servido de mote a uma empresa, que decidiu tentar ajudar a encontrar a bicicleta roubada, criando uma página no Facebook com esse intuito. Um par de meses depois, a bicicleta ainda não apareceu, mas uma nova vai ser enviada, juntamente com um cabaz de produtos portugueses, como uma espécie de "pedido de desculpas" pelo roubo e para dar uma melhor imagem do nosso país.

Tudo começou no final de outubro, quando tomamos conhecimento da história. O objetivo inicial era lançar um apelo que pudesse resultar na devolução da bicicleta", garante um dos responsáveis pela página. "Sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar e que era bastante provável que a bicicleta não voltasse a aparecer. No entanto, a reação do público foi excelente. A página teve uma grande adesão por parte dos portugueses e todos pareciam interessados em ajudar-nos a dar um final diferente à história do Eric Feng.

Foi aí que surgiu a ideia de encontrar outro tipo de solução. "Decidimos mostrar ao Eric Feng que Portugal não sabe só tirar… também sabe dar e tem muito para oferecer", diz a empresa Pepper Brand Taste, que decidiu, então, oferecer uma bicicleta ao ciclista. Daí ao pedido de contributos para um "cabaz" de Portugal foi um passo. "As recordações começaram a chegar", garantem, e o cabaz começou a ficar recheado de coisas como um galo de Barcelos, chocolates e até latas de conservas nacionais.  

A página de Facebook da iniciativa, "Devolvam a bicicleta ao chinês", já reúne mais de 1700 "fãs" e tem gerado algum feedback, tendo mesmo a história chegado ao outro lado do Atlântico, onde foi comentada num blogue especializado da Globo. Quanto a Feng, continua a promover as energias renováveis e a agradecer o carinho português. A "prenda" portuguesa deveria ter seguido esta semana rumo à China, mas o grupo ainda está à espera "de mais contribuições" e a estabelecer contacto com os CTT, pelo que "a entrega do cabaz ainda não tem data definida". Mesmo assim, espera-se que o mesmo chegue ao seu destino por altura do Natal.

ATUALIZAÇÃO: Contactado pelo JN, Hernani Cardoso, um dos ciclistas que ajudaram Eric Feng, explica que o conheceu "através da rede Warmshowers.com", uma rede "similar ao couchsurfing, mas destinada exclusivamente a cicloturistas".

"O Eric pediu-me alojamento e eu aceitei", diz. Sem bicicleta, Eric dirigiu-se até Almada de autocarro e daí seguiu com o grupo de cicloturistas de Almada para terminar a sua viagem no Cabo da Roca, numa bicicleta emprestada. "O Eric foi recebido pelo grupo como um elemento. Todos nos divertimos, trocamos experiências gastronómicas e fomos levá-lo ao aeroporto de Lisboa quando se foi embora", garante.

Hernani Cardoso diz que, inicialmente, olhou para a iniciativa no Facebook como uma "brincadeira de mau gosto", mas depois se apercebeu que "é boa", pois "limpa a imagem que o Eric poderia ter de Portugal".

 

FONTE: http://www.jn.pt/blogs/nosnarede/archive/2012/12/04/devolvam-a-bicicleta-ao-chin-234-s.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s