Produção nacional de bicicletas cairá 10% este ano

No Polo Industrial de Manaus, contudo, fabricantes esperam alta superior a 20%

MÁRIO CURCIO, AB

A produção nacional de bicicletas terá recuo de cerca de 10% este ano. A estimativa é da Abraciclo, associação que reúne fabricantes de motos e bicicletas. A entidade informa que o Brasil fabricou 4,63 milhões de unidades em 2011 e deve fechar este ano com 4,17 milhões. As vendas no atacado devem cair na mesma proporção. No ano passado foram 5 milhões. Para este ano a entidade acredita em 4,5 milhões.

A produção na Zona Franca, contudo, vem crescendo. No ano passado foram 826.903 unidades saídas do Polo Industrial de Manaus. Até o fim de 2012 a expectativa é de 1 milhão de unidades, com consequente alta de 20,9%. Outro número comemorado pela Abraciclo é a queda nas importações em 19%. Em todo o ano de 2011, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entraram 369.206 unidades. Este ano, acredita-se em 300 mil bicicletas.

“A compra de bicicletas do exterior vinha crescendo de forma exponencial até 2011. O aumento do imposto de importação impactou fortemente a vinda de produtos de baixo valor agregado”, afirma o diretor da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves.

A associação dos fabricantes informa que houve claras mudanças em torno do universo das bicicletas. As dificuldades na mobilidade urbana deram maior visibilidade a esse transporte, que virou artigo fashion, chique mesmo. Com isso cresce o mercado de maior valor agregado e não é difícil encontrar modelos acima de R$ 5 mil. Como comparação, uma motocicleta Honda CG 125 tem preço sugerido a partir de R$ 5.390.

A Abraciclo cita também o crescimento da infraestrutura para as bicicletas e usa como exemplo as ciclofaixas e ciclovias da cidade de São Paulo e os bicicletários abertos pelo Metrô, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). São 7.185 vagas em 43 bicicletários.

 

FONTE: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/15789/producao-nacional-de-bicicletas-caira-10-este-ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s