Designers colombianos criam bicicletas em madeira laminada

 

            

                        (Veja as fotos em tamanho maior na fonte: http://migre.me/ctJto)

A necessidade de desenvolver profissionais de design locais e atender ao crescente mercado de bicicletas na Colômbia levou a Faculdade de Desenho Industrial da Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín a criar um projeto inusitado no qual a madeira laminada AraucoPly, com tecnologia da Arauco, foi a matéria-prima principal.

Até novembro, haviam sido fabricados pelos estudantes 25 modelos de bicicleta.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Andrés Valencia Escobar, existe uma tendência global que aponta a madeira como material para a fabricação dos quadros e outras partes da bicicleta. Foram utilizadas placas laminadas fornecidas pela empresa Fernández y Cia representante da Arauco na Colômbia, e a produtora HA bicicletas com sua marca GW, forneceu todos os componentes mecânicos.

As bicicletas de madeira apresentam atributos como leveza, resistência e maleabilidade para a concepção dos projetos, além de serem ambientalmente corretas. Em alguns projetos, as placas foram combinadas com partes de madeira maciça e bambu.

Para conferir os atributos desejados à placa de madeira laminada, a Arauco, líder mundial na fabricação de produtos florestais sustentáveis, empregou tecnologia de ponta desde o cultivo da madeira em florestas plantadas até o desenvolvimento do modelo AraucoPly. O produto é destinado aos mercados de móveis e estruturas em madeira.

Seu principal diferencial tecnológico é a alta resistência mecânica e grande estabilidade obtidas pelo processo de fabricação que alterna a posição das chapas perpendicularmente ao sentido da fibra. A resina fenólica utilizada para colar as placas é certificada segundo os padrões ambientais europeus.

O processo inteiro do cultivo das árvores à produção e distribuição do produto é certificado pelos principais padrões de qualidade e sustentabilidade, entre eles o CERTFOR (manejo florestal sustentável), ISSO 14001 (ambiental) e OHSAS 18001 (saúde ocupacional e segurança).

 

FONTE: http://360graus.terra.com.br/biking/default.asp?did=34517&action=news

Um comentário sobre “Designers colombianos criam bicicletas em madeira laminada

  1. Para os papais e mamães que adoram incentivar o desenvolvimento das crianças sugiro uma bicicleta de madeira para crianças de 2 á 5 anos, que traz para as terras brasileiras o conceito alemão de desenvolver equilíbrio e independencia em seus filhos.

    A Balão Cultura tem esse produto construído por uma empresa nacional, desenvolvendo o conceito de sustentabilidade em sua manufatura.

    Olha que linda a bicicleta:
    http://www.balaocultura.com.br/index.php?route=product/product&filter_name=bicicleta&product_id=588

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s