México faz campanha de troca de armas por bicicletas e computadores

Autoridades da Cidade do México organizam desde segunda-feira a campanha "Por sua família, desarmamento voluntário", de troca de armas por brinquedos, tablets, laptops e bicicletas. A intenção é tornar mais seguro o distrito de Iztapalapa, perigosa região dentro do Distrito Federal. A campanha de desarmamento ocorre após duas mortes causadas por bala perdida no último mês.

O programa ocorre em paralelo a outros dois de conscientização: “Não Dispare” e “Disparar uma arma não é tradição, é delito”. São comuns festas populares na região marcadas por disparos de armas de fogo ao ar.

Para promover este programa de desarmamento, a secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e o governo local investiram 300.000 pesos (23.000 dólares), segundo uma fonte municipal que não quis ser identificada.

Mesmo com as mais de 200 armas e algumas granadas recolhidas, poucos acreditam que o programa conseguirá desarmar os verdadeiros criminosos que aterrorizam a região. Segundo a agência France-Presse, entre os céticos, também está o comando militar, cuja tropa é encarregada de recolher, catalogar e destruir as armas recolhidas. "Veja o estado das armas. A maioria está velha, pertence a famílias que as herdaram de seus avós", afirmou um comandante que não quis ser identificado.

Segundo cifras do governo do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012), um total de 107.973 armas e 10,9 milhões de cartuchos foram apreendidos de dezembro de 2006 a fevereiro de 2012, e 90% dessas armas provinha dos Estados Unidos.

No México, é permitido aos cidadãos ter a posse de armas. É um direito constitucional que, no entanto, é extremamente restrito no tipo de arma e calibre desejado. Os Estados Unidos, após omassacre que matou 20 crianças e seis adultos no começo de dezembro, vem discutindo formas de evitar novas tragédias.

(Com agência France-Presse)

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mexico-faz-campanha-de-troca-de-armas-por-bicicletas-e-computadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s