Andar de bicicleta aumenta a resistência física e libera o hormônio da felicidade

Indoor ou ao ar livre, a bike é uma opção de baixo impacto, emagrece e melhora o condicionamento

 

Todo começo de ano um desejo comum a muitas pessoas é o de adotar uma vida mais saudável, que inclua a prática de atividade física na rotina. Se a dúvida é qual modalidade praticar, o ciclismo indoor ou ao ar livre pode ser uma ótima opção, devido ao baixo impacto, à queima calórica para quem deseja entrar em forma e ao condicionamento físico que proporciona.

"Bicicleta trabalha o sistema cardiovascular e promove o ganho de resistência muscular, principalmente nos membros inferiores", comenta a educadora física e atleta Geni Duro.

Ela explica que, mesmo para quem aprecia esportes ao ar livre, o ideal é começar em uma ergométrica, por questões de segurança. "A rua tem o risco de acidentes de trânsito ou tombos por conta de irregularidades na pista", avisa.

De acordo com Geni, o mais indicado é passar por uma aula de spinning de nível leve e, depois de cerca de três meses, encarar a rua. Começar durante o dia é outro ponto fundamental para garantir a segurança. "Só pode pular essa etapa quem teve uma infância agitada e tem domínio, destreza e habilidade com a bike", afirma Geni.

Para ela, um dos principais benefícios da prática outdoor é que a pessoa se exercita quase sem sentir. "É um resgate da infância, nos remete ao passado e dá uma sensação de prazer muito grande."

Estímulos controlados
O educador físico Jairo Lucheta, da Companhia Athletica, explica que a aula de spinning (indoor) permite estímulos controlados de acordo com as necessidades do aluno, com um programa específico para cada objetivo. "Mesmo iniciantes podem começar a se execitar por ser uma bike estacionária e toda a parte de giro e carga ser contralada através de um eixo. O aluno consegue trabalhar de maneira mais leve através dos ajustes individuais", explica.

Lucheta ressalta que, comparada a outras modalidades aeróbicas, o spinning é uma das mais seguras e mais completas. "É um movimento cícilico que produz um impacto menor nas articulações e resultados mais benéficos", define.

Os educadores indicam a prática tanto para quem deseja perder peso quanto para quem quer trabalhar condicionamento, resistência e definição muscular. Só deve ser evitada por quem tem alguma restrição grave de joelho, tornozelo e quadril.

 

FONTE: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/caderno-c/2013/01/14/andar-de-bicicleta-aumenta-a-resistencia-fisica-e-libera-o-hormonio-da-felicidade.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s