Estudante da Unicamp faz expedição de bicicleta ao Rio São Francisco

Por meio da fotografia, Philipe quer mostrar "os vários rios são franciscos". Até a foz do Velho Chico, o universitário deve percorrer 3,5 mil quilômetros.

 

Da Moradia Estudantil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) até a foz do Rio São Francisco, no estado do Alagoas. Esse é o trajeto da “Expedição de Bicicleta – Nos Meandros do Velho Chico” do estudante de geografia Philipe Geraldi Branquinho, de 24 anos, natural de Poços de Caldas (MG). Após pedalar 250 quilômetros, de Campinas (SP) até a terra natal, o universitário parte rumo a Franca (SP) neste sábado (19), e na segunda-feira (21), a partir da nascente na Serra da Canastra, em São Roque das Minas (MG), iniciará a jornada de 3,5 mil quilômetros.

Até a foz do rio, Branquinho passará por cinco estados. “O objetivo da minha expedição é mostrar, por meio da fotografia e dos relatos, os vários ‘rios são franciscos’ que existem ao longo do percurso. Para fazer isso é inevitável não conhecer as cidades as margens do Velho Chico. Eu não posso deixar de conhecer, por exemplo, Cordisburgo (MG), terra do grande Guimarães Rosa. Com isso, minha jornada deve terminar em junho”, explicou.

O universitário usará a viagem de seis meses como pesquisa de campo para a monografia do trabalho de conclusão de curso, na Faculdade de Geografia. Além da importância histórica do rio no transporte, pesca e lazer, o estudante mineiro lembra que o São Francisco está no centro das discussões de âmbito nacional. “O rio desde os tempos do descobrimento, por parte dos europeus, traz muitas polêmicas. Hoje a função dele se ampliou e vemos a utilização das suas águas para a geração de energia elétrica, além de uma grande disputa por terras irrigáveis na região do semiárido. Essa questão das disputas pelas terras é, talvez, algo mais notável hoje".

 

Cicloviagem
Inicialmente, Branquinho viajaria a pé levando apenas o equipamento para camping e o registro da viagem. No entanto, ele resolveu fazer o percurso de bicicleta, justamente para destacar uma das principais funções do São Francisco, o transporte. “Historicamente o rio foi muito usado como rota para escoar a produção de mercadoria, seja pelo trecho navegável – do oeste da Bahia até Remanso (BA) – ou no transporte por animais com os tropeiros. Nesse sentido, ao viajar de bicicleta pelo curso dele, eu tento fazer uma comparação com eles”, destaca.

E foi justamente a bicicleta que quase o fez desistir, mas também que lhe trouxe motivação. A bike vermelha com a qual ele iniciou a viagem em Campinas foi comprada com dinheiro arrecadado por amigos e familiares. “Ele tinha comprado uma bicicleta e já vinha planejando a viagem. Porém, um mês depois ela foi roubada na Unicamp e ele desanimou bastante. A gente então criou um grupo sem ele saber e juntamos o dinheiro para uma nova bicicleta, o que trouxe de volta o entusiasmo dele”, revelou Diego Dias Peliciari, colega de classe de Branquinho.

Empolgado com a iniciativa dos amigos e familiares, o universitário retomou os planos, dessa vez com a responsabilidade dobrada. “Quando me deram a nova bicicleta eu consolidei o projeto. Pensei que agora tinha que fazer não só por mim, mas também por eles, pelo esforço de todos”, disse.

Em alguns trechos da viagem, o universitário contará com a companhia de amigos (Foto: Arquivo Pessoal)Em alguns trechos da viagem, o universitário contará com a companhia de amigos (Foto: Arquivo Pessoal)

Registro
Para manter os amigos e familiares atualizados e fazer o registro da expedição, Branquinho criou um blog e abriu uma página no Facebook para postar as fotos e os relatos da viagem. Ao fim do projeto, o universitário espera conseguir apoio para desenvolver um material didático para divulgar a importância do Rio São Francisco para alunos da rede pública.

‘Nos Meandros do Velho Chico’
Blog: http://nosmeandrosdovelhochico.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/NosMeandrosDoVelhoChico

 

FONTE: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s