SP poderá ter 50 mil bikes para empréstimo

 

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse hoje que a prefeitura está preparando a licitação para um novo sistema de empréstimo bicicletas na cidade.

A ideia é que o sistema tenha estações espalhadas por todas as regiões da cidade e haja 50 mil bicicletas disponíveis.

O objetivo, segundo Tatto, é integrar o transporte por bicicletas com o transporte público. Por isso, diz, haverá estações de empréstimo próximas a terminais e corredores de ônibus e estações do metrô.

O sistema deverá ser integrado ao Bilhete Único, assim o usuário poderá fazer empréstimos de bicicletas e andar de ônibus pagando uma tarifa única.

Outra proposta é reduzir a velocidade máxima permitida em vias secundárias para 40 km/h, o que daria mais segurança para o compartilhamento das ruas por carros e bicicletas. Tatto diz que o plano é implantar a redução em algum bairro para servir de piloto para o resto da cidade.

"Eu acho que se a agente conseguir compartilhar, grande parte [das pessoas] vai sair do carro e migrar para a bicicleta. A ideia é primeiro implantar num bairro consolidado, que aceite a ideia", disse o secretário.

Também estão sendo estudados os sistemas de cidades europeias para a definição do modelo paulistano. A análise vai definir, por exemplo, se o sistema terá patrocínio ou propaganda.

O secretário não deu prazo para a licitação, mas disse que o projeto já foi apresentado ao prefeito Fernando Haddad (PT). Ele também não divulgou os custos envolvidos.

Atualmente, o sistema Bike Sampa, patrocinado pela banco Itaú, tem cerca de cem estações – a maioria na zona oeste – e mil bicicletas para empréstimo. (Folhapress)

FONTE: odiariodemogi.inf.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s