Em PE, motoristas de ônibus viram ciclistas por um dia em treinamento

Supervisionada por associação de ciclistas, ação visa evitar acidentes. Motoristas de ônibus sentiram os riscos que um ciclista passa no trânsito.

Um treinamento de uma empresa de ônibus colocou os motoristas de coletivo para sentir na pele a sensação de perigo que um ciclista corre no trânsito da Região Metropolitana do Recife. Coordenada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), a ação simulou situações de risco de bicicletas andando entre motos, carros, pedestres e ônibus.

O motorista Fábio André Xavier virou ciclista por um dia e por pouco não sofreu um acidente com um ônibus [veja vídeo no link da fonte no final do texto]. "Eu já esperava que o ônibus fosse passar, mas mesmo assim encarei. Fechei os olhos, [senti o] aceleramento cardíaco, fiquei um pouco trêmulo no guidão", afirmou. Para ele, o condutor do veículo deve respeitar outros meios de locomoção, como as bicicletas. "Acima de tudo, [o motorista] é um profisisonal, para transportar com consciência e levar cada usuário ao seu destino com segurança", explicou Xavier.

O treinamento foi planejado pelo setor de desenvolvimento pessoal da empresa. Uma ação para sensibilizar e evitar acidentes com os ciclistas nas ruas. "A gente tem assistido nessa região toda um acréscimo de bicicletas na rua, e a gente vem sentindo a necessidade de capacitar a equipe para esse novo cenário. Para a gente, tanto cordialidade no trânsito como segurança é valor essencial", disse a a diretora de desenvolvimento pessoal da empresa, Amélia Leite.

Cristiane Crespo, representante da Ameciclo, explica que, em situações de risco no trânsito, o ciclista deve ter prioridade por estar mais exposto a acidentes. "Um veículo a 40 quilômetros chega a matar em colisões com ciclistas e pedestres, há 50% de fatalidade", disse.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s