Ciclista também deve respeitar a lei

Código Brasileiro de Trânsito prevê regras também para quem usa a bicicleta

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB), atualizado em 1998, já prevê as bicicletas como um meio importante de transporte, servindo como alternativa aos carros, motocicletas e ao transporte coletivo. Ao tratar a bicicleta como um meio, o CTB impõe regras, direitos e deveres que muitos ciclistas e motoristas desconhecem.

O motorista não respeita a bicicleta pois não sabe quais os direitos delas nas ruas e os ciclistas também precisam conhecer seus deveres.

Diretor da Diretoria de Trânsito (Ditran) de Gaspar, Jackson dos Santos, considera que, apesar da falta de ciclovias e ciclofaixas na cidade, existe respeito entre condutores de carros e bicicletas, embora o cenário possa melhorar se cada um souber as suas regras. O que muitos motoristas não lembram é que, em vias onde não existem ciclovias ou ciclofaixas, o ciclista é obrigado a andar no acostamento e o veículo automotor precisa ter uma distância de um metro e meio ao ultrapassar.

Por outro lado, Santos lembra que muitos ciclistas insistem em andar na contramão dos carros, o que é proibido segundo o CTB. “Criou-se uma cultura que andar na contramão é mais seguro para quem está de bicicleta, pois ele estaria vendo os carros e, assim, pode desviar. Isso não é verdade, o risco de acidente é ainda maior”, afirma Santos. Para exemplificar, Jackson cita o caso da saída da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Frei Godofredo. “O motorista, ao sair do Santa Teresinha, olha apenas para o lado esquerdo, de onde vem os carros, antes de entrar. O ciclista vem descendo na contramão pela Frei Godofredo acaba colidindo. Isso já ocorreu algumas vezes”, conta.

Fonte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s