De bicicleta, pai e filho farão viagem de mais de dois mil quilômetros de Brasília para a Paraíba

Praticantes de cicloturismo, eles planejam encontrar um amigo no meio do caminho

    O bancário Leandro Azevedo e o amigo Lincoln Veloso pedalam juntos Brasil a fora desde 2011

    O funcionário do Banco do Brasil Leandro Azevedo pratica cicloturismo há quatro anos e gosta de fazer viagens longas utilizando a bike. Como sócio e parceiro de rodas, tem ao lado o carioca e metroviário Lincoln Veloso. No dia 1º de fevereiro Azevedo vai colocar em prática o mais audacioso desafio desde que começou a praticar o esporte, em 2010. Ele pretende percorrer junto com o filho Hugo Leonardo, de 17 anos, 2,7 mil quilômetros em 30 dias. A ideia é sair de Brasília com destino ao interior da Paraíba, Cuité, cidade onde o bancário nasceu há 45 anos. Os dois encontrarão Lincoln em Aracaju/SE que, por motivos profissionais, não poderá partir da capital federal.

    Azevedo contou que sempre praticou esportes e até então o foco era voltado quase que exclusivamente ao futebol. Durante anos participou de campeonatos e jogou em diversos clubes. Em setembro de 2008, no entanto, rompeu totalmente o tendão de aquiles durante uma partida e precisou ficar em repouso absoluto, afastado do trabalho e de qualquer atividade física, por quase seis meses. Preocupado com o avanço da idade e sedentarismo, que poderia lhe causar sérios problemas de saúde, decidiu praticar o ciclismo.

    — Engordei muito e vi que já não tinha mais condição nem forma para voltar a jogar futebol. Minha praia não poderia mais ser aquela e por isso decidi mudar. Comprei uma bicicleta e passei a usá-la todos os dias.

    Já recuperado da lesão e com uma certa experiência sobre duas rodas, em 2010 Leandro percorreu 170 km indo de Brasília a Unaí/MG. A ideia era testar os próprios limites e avaliar como estava o condicionamento físico, mas a situação o fez ficar "apaixonado e viciado no esporte".

    Para forçar um pouco mais, o cicloturista, que pedala de 20 a 30 quilômetros todos os fins de semana, viu que poderia ir além. Em outubro de 2010 pedalou 650 quilômetros, mas ainda não estava satisfeito.

    Foi neste dia que começou a planejar algo "mais desafiador". Em março de 2011 pedalou mil quilômetros em estrada de terra, sozinho, ao sair de Palmas/TO e percorrer todo o Parque do Jalapão. Em junho daquele ano o amigo Lincoln entrou no desafio e desde então os dois mantém o blog "Na Estrada de Bike", disponível no endereço http://www.naestradadebike.com, onde relatam todas as histórias das aventuras e viagens com textos, fotos e vídeos.

    Preparo

    Para se preparar bem para o novo desafio, intitulado "De volta para a minha terra de bike", Leandro pedala longas distâncias sempre que pode. Há duas semanas, por exemplo, foi a Pirenópolis e voltou, sozinho.

    — Foi um tiro que eu dei e vi que consegui superar facilmente. No dia 1º de fevereiro entro de férias e pretendo pedalar 130 quilômetros todos os dias. Terei o mês inteiro para cumprir meu desafio, ao lado do meu filho, que quis participar da minha mais nova empreitada. Azevedo disse que comprou passagens de avião para o dia 03 de março. Ele garantiu que voltará com o filho e o amigo de João Pessoa para a capital federal com a missão cumprida.

    — Meu filho também já foi de bicicleta a Unaí/MG, mas está começando agora. Ele quis entrar nessa comigo por conta própria e vai ser uma viagem bem legal. A favor ele tem a idade, porque é muito jovem, e contra tem a pouca experiência, mas vamos tirar de letra.

    Fonte

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s