3º Fórum Mundial da Bicicleta começa dia 13, em Curitiba

Curitiba recebe, do dia 13 ao dia 16 de fevereiro, o 3º Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), que terá debates com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas, tais como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo, e suas conexões com a bicicleta. O FMB vai oferecer oficinas; painéis, mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, feira, reuniões, escolas de bicicleta e outras atividades. Veja a programação completa no site: forummundialdabici.org .

Esta edição do FMB traz o conceito “A Cidade em Equilíbrio” e busca resgatar ideias de planejamento urbano voltadas para as pessoas e espaços de convivência, apontando soluções para harmonizar pedestres, ciclistas, motoristas e demais atores do trânsito. Será um evento de pessoas e para pessoas. O objetivo é criar um espaço de discussão e de reflexão para toda a sociedade sobre a maneira como pensamos o trânsito, o planejamento de nossas cidades e o modo de vida que estamos construindo.
ORIGENS DO FÓRUM – De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil é o quinto maior mercado mundial de bicicletas. Estima-se que a frota nacional seja de 75 milhões, e cerca de metade delas são usadas em substituição a veículos poluidores – ou seja, são pessoas que vão ao trabalho, à escola, faculdade, igreja pedalando.

Nos últimos anos houve um incremento, pouco significativo, no uso da bicicleta para lazer. Em busca de atenção para estas e outras questões, há vários anos ciclistas se reúnem em diversas partes do país para realizar bicicletadas. Como em 2011, em Porto Alegre, quando um grupo de ciclistas foi atropelado por um carro, durante uma pedalada conjunta.

Em 2012, aconteceu a primeira edição do Fórum na mesma cidade onde houve o acidente. A data escolhida, 25 de fevereiro, marcou o atropelamento coletivo. A segunda edição, em 2013, organizada na mesma cidade, atraiu mais de sete mil pessoas de todo mundo. E também serviu de estímulo à discussão de novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral.
UM EVENTO PARA TODOS – O FMB é um evento financiado colaborativamente (crowdfunding). Apenas a arrecadação via Catarse obteve R$ 38.560,00 doados por 513 apoiadores de todo o Brasil. A participação no Fórum será gratuita e todo o evento está sendo organizado de forma horizontal e voluntária.

Interessados já propuseram mais de noventa atividades como palestras, oficinas, vivências, etc. A ideia é abordar assuntos como planejamento urbano, cicloativismo, transporte, lazer, esporte, convivência urbana, acessibilidade, entre outros assuntos afins. O Fórum irá disponibilizar a infraestrutura básica para realização das atividades, que por sua vez serão gratuitas.

Fonte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s